sábado, 30 de abril de 2011

Os brancos Naftalenos


São hidrocarbonetos aromáticos que são ligados por dois anéis benzênicos fundidos e condensados, cristalino, branco, com cheiro de odor característico, sua formula molecular é C10H8 são obtidos na destilação do alcatrão de hulha encontrado em pequenas quantidas no petróleo através da modificação catalítica de hidrocarbonetos alifáticos.

São usados na produção de produtos quimicos como : repelentes de insetos, fungicidas, lubrificantes, conservantes e, antigamente, como anti-sépticos tópicos.

Impacto Ambiental

Naftaleno entra no ambiente de usos industriais, desde a sua utilização como repelente de traça, a partir da queima de madeira ou de tabaco e de derramamentos acidentais. Naftalina em sites de resíduos perigosos e aterros sanitários pode se dissolver na água e estar presentes na água potável. Naftaleno pode tornar-se fracamente ligado ao solo ou passar através das partículas do solo em água subterrânea.

A maioria dos naftaleno entram no ambiente a partir da queima de florestas e combustíveis fósseis em casa. A segunda maior liberação de naftaleno é através do uso de repelentes de traça. Apenas cerca de 10% do naftaleno entrar no ambiente da produção de carvão e destilação. Menos de 1% do naftaleno liberado para a atmosfera pode ser atribuído às perdas da produção de naftalina. O tabagismo também libera pequenas quantidades de naftalina no ar.

A exposição a uma grande quantidade de naftaleno pode danificar ou destruir alguns de seus glóbulos vermelhos. Isso poderia fazer com que você tem muito poucas células vermelhas do sangue até que seu corpo substitui as células destruídas. Este problema é chamado de anemia hemolítica. As pessoas, especialmente crianças, desenvolveram este problema depois de comer naftalina contendo bolas de naftalina ou blocos de desodorante. Anemia também ocorreu em bebês que usam fraldas que foram armazenados na naftalina. Se os seus antepassados eram da África ou de países do Mediterrâneo, naftaleno pode ser mais perigoso para você do que para as pessoas de outras origens. Estas populações têm uma maior incidência de problemas com uma enzima que normalmente protege as células vermelhas do sangue a partir de dano causado pelo oxigênio no ar.

Naftalina não acumula na carne de animais e peixes que você pode comer. Se as vacas leiteiras são expostos a naftaleno, alguns naftaleno estará em seu leite, se as galinhas poedeiras são expostos, alguns naftaleno estará em seus ovos. Naftaleno e methylnaphthalenes foram encontrados em pequenas quantidades em algumas amostras de peixes, crustáceos e moluscos em águas poluídas.

Toxicological Profile for Naphthalene, 2005
Agency for Toxic Substances and Disease Registry
United States Public Health ServiceLIDE, David R. (ed.), TAYLOR and FRANCIS. CRC Handbook of Chemistry and Physics. 87.ed (Internet version 2007). Boca Raton, FL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário