terça-feira, 3 de maio de 2011

Poluentes - Aromáticos II

O benzeno é produzido naturalmente pelos vulcões e nas queimas de florestas. É o maior subproduto das indústrias de petróleo e mineração de carvão. Ele está presente em muitas plantas e animais.



















Líquido, evapora facilmente, misturando-se com outras substânciasna atmosfera, onde se decompõe com facilidade. Ele se mistura com a água com certa facilidade e pode penetrar no solo indo para nos lençóis freáticos.






Comer ou beber alimentos contaminados pode provocar diarreia, vômitos, aumento de batimentos cardíacos, coma e, finalmente, morte. O benzeno causa alterações genéticas, afeta a fertilidade humana e causa leocemia.












www.cobeqic2009.feq.ufu.br/uploads/media/103020111.pdf

Naftalenos e suas precauções

Efeitos potenciais à saúde:


Inalação

Tóxico. Pode causar enxaqueca, transpiração profusa, urina escura, náusea, e desorientação. Casos severos podem causar coma com ou sem convulsões.

Ingestão

Irritação das membranas da mucosa devido a hidrólise e formação de ácido no estômago. Doses altas produzem cólicas estomacais, estenose do esôfago, náusea e vômito.

Contato com a pele

Pode irritar a pele e, em contato prolongado, pode causar erupções cutâneas e alergia. Indivíduos " sensibilizados " podem sofrer uma dermatite severa.

Contato com os olhos

Causa irritação, vermelhidão e dor.

Exposição crônica

Conduziu a formação de catarata em olhos. Pode causar alergia de pele.

Agravo das condições pré-existentes

Pessoas com problemas pele de pré-existente, sangue, desordens vasculares, função respiratória prejudicada podem ser mais suscetíveis aos efeitos da substância.



1) MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS


Inalação
Remover o indivíduo exposto ao ar livre. Se não estiver respirando, fazer respiração artificial. Se respirar com dificuldade, dê oxigênio. Procure ajuda médica.
Ingestão
Induza o vômito imediatamente de acordo com orientação paramédica. Nunca dê algo pela boca para uma pessoa inconsciente.
Contato com a pele
Lave imediatamente em água corrente por, pelo menos, 15 minutos. Remova a roupa contaminada e os sapatos. Procure ajuda médica. Lave as roupas e os sapatos antes de reutilizá-los.
Contato com os olhos
Lave imediatamente com água corrente por, pelo menos, 15 minutos, abrindo e fechando ocasionalmente as pálpebras. Procure ajuda médica imediatamente.


2) MEDIDAS EM CASO DE INCÊNDIO


Fogo
Combustível. Pode ser acendido por calor, faísca ou chama. Pode queimar rapidamente com efeito labareda-ardente.
Explosão
Sobre flashpoint, misturas de vapor-ar são explosivas.
Meio de extinção de fogo
Substância química seca, espuma, água ou gás carbônico.


3) MEDIDAS PARA VAZAMENTO ACIDENTAL


Ventilar a área de vazamento. Usar equipamento de proteção pessoal apropriado especificado a seguir. Quando ocorrer o vazamento, recolher o material num container apropriado para descarte posterior, usando um método que não gere lixo.


4) MANUSEIO E ARMAZENAMENTO


Mantenha o material em um container bem fechado, armazenando-o em local fresco, seco em área ventilada. Os containers vazios deste material são tóxicos quando vazios pois retêm resíduos; observe todos os avisos e precauções com relação ao produto.


5) CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO PESSOAL


Sistema de Ventilação: um sistema de exaustão local ou geral é recomendado para manter a exposição do usuário(a) a menor possível. O sistema local é preferível porque controla a emissão do contaminante em sua origem, prevenindo dispersão dele numa área maior.

Respiradores pessoais: para as condições de uso em que há exposição a poeira ou vapor, um respirador de meia face contra poeira e vapor é efetiva. Para emergências e instâncias em que não se sabem os níveis de exposição, use uma respirador inteiriço de pressão positiva. AVISO: respirador com purificação de ar não são efetivos num ambiente deficientes de oxigênio.

Proteção da Pele: use luvas protetoras e roupas limpas que cubram todo o corpo.

Proteção dos Olhos: use óculos químico-protetores. Mantenha uma fonte para lavar os olhos na área de trabalho.


6) ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Estabilidade: Estável a temperatura de quarto em recipientes fechado hermeticamente. Sublima apreciavelmente a temperaturas altas.


Produtos de sua decomposição: Gás carbônico e monóxido de carbono podem se formar quando aquecido.


Polimerização do produto: não ocorrerá.


Incompatibilidade: Oxidantes fortes, álcalis fortes e ácidos minerais fortes, misturas de trichloride de alumínio e cloreto de benzoíla. Reage violentamente com anidrido de cromo. Naftaleno derretido atacarão algumas formas de plásticos, borracha, e camadas.

.

Condições a se evitar: manter longe de calor, chamas, fontes de ignição


7) INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS


Destino no ecossistema: Quando lançado na terra, este material pode se biodegradar e se evaporar a uma extensão moderadas, sendo que o mesmo não acontece quando lançado na água. Quando lançou no ar, este material pode ser degradado moderadamente através de reação fotoquímica.


Toxicidade ambiental: não há registros.


8) CONSIDERAÇÕES PARA ELIMINAÇÃO:


Sempre que não for possível salvar a substância para reutilização ou reciclagem, esta deve ser colocada em um aparato aprovado e apropriado para eliminação do lixo. O processamento, o uso ou contaminação deste produto pode alterar a forma de administrar o lixo.




Poluentes – Aromáticos I

Benzeno é utilizado na indústria para fazer produtos químicos tais como resinas, plásticos, espumas, nylon, fibras sintéticas, borrachas, lubrificantes, detergentes, compostos medicinais, pesticidas, colas e tintas.

É, portanto largamente explorado em nossa sociedade, e largamente explorado pela indústria do tabaco. Estima-se que 50% da exposição do público ao benzeno vêm da fumaça dos cigarros.

O benzeno também é adicionado no óleo diesel e na gasolina. Assim, as pessoas estão sempre expostos quando nas ruas, devido à exaustão dos veículos, responsáveis por 20% da emissão do poluente. As pessoas também estão expostas a altas concentrações de benzeno em áreas próximas àquelas onde há indústrias de pneus, refinarias, indústrias de calçados, e em locais onde a gasolina é manuseada rotineiramente.